Menu

gaia host
Home Quem SOmos Anuncie Contatos

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quando a liberdade de expressão é ameaçada

por Lucas L. Rocha


ATENÇÃO: antes de ler este post, fique ciente de que ele foi escrito tendo como base apenas a versão do blogueiro Igor, do blog ‘Lendo e Comentando’, e da suposta perseguição de uma misteriosa editora a uma de suas resenhas. Não foi divulgado, até o presente momento, o nome de tal editora e nem a veracidade do e-mail em questão – que possui inúmeros erros de gramática e concordância, completamente fora do padrão de um e-mail formal de uma editora. Ciente disso, boa leitura!

***

Não é de hoje que percebo que os meios de divulgação de determinados produtos têm tentado expandir ao máximo o seu grau de alcance e, de uns tempos para cá, percebi que
editoras e blogueiros têm, com cada vez mais frequência, firmado parcerias. Em tese, os dois lados saem ganhando: a editora cede alguns de seus livros como cortesia aos blogueiros que, em troca, fazem resenhas e expressam sua opinião sobre o produto, a fim de aumentar o grau de divulgação e – consequentemente ou não – o número de vendas.

Mas a teoria, meus caros, não é tão deliciosa quanto a nossa malfadada realidade. Entusiasta de literatura que sou, ando sempre acompanhando alguns desses blogs e o twitter de diversos outros entusiastas em literatura. E foi com bastante surpresa que hoje abri um link que me incomodou bastante.

O caso vem do blog ‘Lendo e Comentando’, um entre outras dezenas – quiçá centenas – de blogs que se dedicam a escrever resenhas de livros e expor sua opinião sincera sobre aquilo o que leram. Pois então: o Igor, dono do blog, recebeu o livro de uma das editoras com as quais mantém parceria. Leu, não gostou do que leu e fez a resenha. Nada demais, certo?

A editora não é de mesma opinião. Olha só o que os caras responderam para o Igor.


Não conheço o Igor pessoalmente, mas como eu mesmo mantenho um blog de resenhas, me senti na obrigação de mostrar isso às pessoas e tentar refletir um pouco. O blogueiro não só sofreu uma ameaça de processo que é, no mínimo, irracional, como também teve a sua liberdade de expressão sumariamente tolhida.

Tento entender o lado da editora, mas simplesmente não consigo. Ela quer que o livro (seja ele qual for) seja bem falado, mesmo que seja uma porcaria, e que nós, consumidores, o compremos e nos contentemos com sua história ruim. Em primeiro lugar, resenhista não tem a obrigação de falar bem do que não gostou. Se querem uma opinião genérica, mandem um texto pronto e deixem que os blogueiros (os que se submeterem a isso, é claro) postem em seus blogs; em segundo lugar, os leitores vão até blogs justamente para ter uma opinião sincera do que estão prestes a comprar. Se o livro é ruim, paciência, editora, a obrigação de vocês é a de procurar bons títulos, não de tentar enfiar goela abaixo os ruins.

A constatação é triste, mas nunca pareceu tão verdadeira: ainda vivemos em um mundo onde a liberdade de expressão é um escândalo e um mal que deve ser combatido. Opiniões sinceras pouco ou nada valem para o mercado, que quer sempre ter seus produtos bem falados na intenção de vender o maior número de porcarias possível. E as vozes que se erguem contra esse engessamento de conceitos não tardam a ser caladas, mesmo que à base da força.

Sorte nossa que ainda contamos com pessoas corajosas o bastante para trazer isso a público e mostrar que o mundo não é cor-de-rosa. São fatos que entristecem a que devem, antes de tudo, ser combatidos. Porque somos nós, consumidores, que sustentamos essas empresas e, em troca, queremos qualidade. E respeito, sempre.


***


NOTA DE ESCLARECIMENTO: queridos e queridas que acompanham este blog e acompanharam o caso do 'Lendo e Comentando'. Não foram encontradas evidências (acho que estou assistindo muito CSI) de que o dono do blog tenha sofrido algum tipo de ameaça por uma editora ou um grupo editorial. Até o presente momento, tudo o que se sabe é que o blog foi deletado, bem como o twitter, e o blogueiro em questão simplesmente não se manifestou sobre o caso depois que ele tomou grandes proporções. Chego a conclusão de que o cara simplesmente estava mentindo para se promover e, por conta disso, peço minhas sinceras desculpas por ter escrito este post sem antes avaliar os fatos correta e imparcialmente. Antes que o blog 'Lendo e Comentando' fosse deletado, tive a oportunidade de ler uma das resenhas: o resenhista é realmente desrespeitoso e leviano em seus comentários, denegrindo a imagem do autor e, consequentemente, da editora que publica o livro. Isso, meus caros, não é sinônimo de parceria. Não gostou do livro?, ótimo, divulgue sua opinião com argumentos e não com ataques. Ou simplesmente não fale nada.


Desculpem por esse desabafo-esclarecimento, mas é que realmente fiquei bastante aborrecido com esse caso. Para qualquer outra atualização ou novidades, acompanhe a página de comentários. E, para entender um pouco mais sobre a relação blog x editora e sobre parcerias, clique nesse link.

7 comentários:

  1. Não sei se você acompanha os blogs que postam as resenhas de livros cedidos por parceria ou se você só está entrando de carona no barraco.

    Mas se você parar pra prestar atenção nenhum blog deixa de dar sua opinião sincera. Nenhum blog deixa de dar poucas 'estrelas' para um livro por causa de editoras. Já li muitas resenhas negativas e nenhum blog nunca retirou ela do ar ou recebeu ameaças.
    Agora você leu as resenhas da pessoa a qual você está defendendo?

    Liberdade de expressão deve realmente ser respeitada. Mas ele também deve respeitar um pouco ao escrever as coisas na internet. Ao dar sua opinião.
    Todo mundo é livre desde que não agrida outras pessoas.
    Eu posso falar um monte de algo mas devo saber que palavras usar e até onde eu posso ir pra não invadir o direito do outro.
    As resenhas do Igor são absurdas. Denigrem completamente um livro.
    Ele é escritor. Ele deveria pesar as coisas antes de falar.
    Você acha que ele vai gostar quando alguém publicar uma resenha de um livro dele falando tanta merda quanto ele fala do livro dos outros?

    Uma coisa é crítica negativa, a outra é denegrir um livro.

    A editora está errada na ameaça. Mas o Igor está errado nas palavras que usa em suas resenhas.

    Agora vão pegar a editora pra cristo... tenha dó.

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal!!!

    Mas porque o Igor não fala que a editora mandou um contrato dizendo que TODOS teriam direito de fazer resenhas negativas, só o que não poderia era denegrir a autora ou a editora? E porque ele não fala na resenha dele que ele chamou a autora de drogada,com problemas cerebrais, o livro de "bolo de merda", e a editora de sem noção? Por favor né... vá descobrir os dois lado da história. Igor postando de santinho quando ninguém pergunta o que ele escreveu na resenha... resenha negativa pode sim, mas seja educado.

    E sim, eu posso falar do assunto porque sei qual editora que é, e recebi o mesmo contrato com essa liberdade de expressão. Ponto.

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá: acompanho as resenhas do blog e sempre vejo resenhas tanto positivas quanto negativas. Não serei hipócrita de dizer que li a resenha da qual o Igor comenta, uma vez que o próprio não divulgou a qual se referia. Vi algumas das suposições na blogsfera afora, mas preferi não citar nomes antes de alguma confirmação - seja do próprio blogueiro ou da editora em questão.

    Acho legal que vocês tragam o outro lado da história. O espaço dos comentários existe justamente para isso. Se o cara não foi sincero ou exagerou em seus comentários, é uma coisa que só posso concordar e discordar no momento em que souber qual a resenha, especificamente, está sendo ameaçada de ser retirada do ar. Acredito muito na responsabilidade de cada um na hora de postar as suas resenhas e em suas opiniões; dou o benefício da dúvida àqueles que não conheço, mas serei o primeiro a me retratar caso ele esteja errado, inventando alguma coisa ou faltando com a sinceridade em seus comentários.

    Fica aqui registrado que, assim que o Igor divulgar a resenha em questão - ou ela venha a ser descoberta - colocarei o link em uma atualização e, assim, todos podem tirar suas próprias conclusões sobre o ocorrido, vendo os dois lados da moeda.

    ResponderExcluir
  4. Nenhuma resenha, por mais mal-feita ou negativa que seja, dá a um autor ou editora o direito de ameaçar alguém. Se isso aconteceu de fato, a editora errou feio, independentemente do que o Igor escreveu ou deixou de escrever. Bom ou mau resenhista, ele tem o direito de expressar sua opinião sobre um livro como bem entender.

    Agora, há quem esteja especulando que o Igor inventou a história para se promover. Se for o caso, aí sim, ele é culpado e precisa ser denunciado.

    Mas como eu mesmo já recebi uma ameaça semelhante por causa de uma resenha que fiz, acho bem possível que seja verdade.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de tentar entrar no lento e comentando e o SITE FOI DELETADOOOOO! Que loucura...

    Rael.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por indicar o link do meu post! Fio feliz em ter aberto espaço para essa discussão tão importante para todos nós!!
    Beijos

    ResponderExcluir