Menu

gaia host
Home Quem SOmos Anuncie Contatos

sábado, 18 de dezembro de 2010

O grande colisor de Hádrons

por Monique Soares

Creio que todos já ouviram falar do grande colisor de hádrons, ou LHC (sigla traduzida para o inglês). É um mega acelerador de partículas, o mais potente já construído na história do mundo. Mas você faz ideia de qual é o objetivo dele? Recriar o Big Bang. Ok, agora se acalma.
A ideia está longe de ser um plano mirabolante para destruir tudo a partir de uma mega-explosão ou uma inocente expectativa de recomeçar o Universo. Na verdade, o que os cientistas querem é estudar as primeiras partículas que existiram/existem para melhor compreensão do mecanismo delas no momento da criação ou expansão do mundo. Nesse caminho, eles acreditam na existência de uma partícula em especial, a partícula-deus, ou Bóson de Higgs. Só pra esclarecer, bósons são partículas sem massa responsáveis por propagar algumas forças do universo. Um exemplo de bóson é o fóton, a partícula-onda responsável pela luz.
Este bóson poderia (caso realmente exista, pois ainda é teórico) explicar as massas de todas as partículas existentes no cosmos.
No dia 30 de março deste ano, o LHC conseguiu criar uma mini-explosão, um pequeno big bang: colidiram dois feixes de prótons a 7 tera-elétron volts. Tudo o que foi filmado naquele dia ainda está sendo observado. A comunidade científica espera entender e explicar alguns modelos padrões do universo (gravidade, eletromagnetismo). A comprovação de novas partículas seria um salto para a ciência e tecnologia. Alguns eventos que só vemos em filmes de ficção-científica podem ser reais caso algumas conclusões sejam feitas: universos paralelos, existência de outras dimensões além das cinco (cinco?) que conhecemos e por aí vai. (E o ser-humano ainda fica super animado em assistir cinema em 3D! haha)
Segundo estudiosos, o LHC não apresenta nenhum risco para a humanidade, pois tudo o que acontece no acelerador ocorre da mesma maneira na natureza, todos os dias. A diferença é que, no LHC, as partículas estão sendo colididas de forma controlada, já no planeta Terra, não há controle (não que isso seja ruim, até porque, qualquer leigo tendo informações mínimas sobre o funcionamento natural das espécies sabe que a natureza não faz nada “à toa”, por mais clichê que isso pareça).
Há grandes expectativas acerca do experimento. A ciência aguarda, ansiosamente, respostas definitivas. E nós também.

4 comentários:

  1. Esse LHC é a mesma coisa que é citada no livro do Dan Brown, Anjos e Demônios?

    ResponderExcluir
  2. I ra do!
    Adoro o estudo da teoria do universo! =)Abordaram um tópico bem interessante.

    PS: ao comentário acima; Sim, esse é o acelerador de partículas de Anjos e Demônios

    ResponderExcluir
  3. A ciência é fascinante.

    ResponderExcluir