Menu

gaia host
Home Quem SOmos Anuncie Contatos

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fazendo a história

por Marcel Albuquerque

EM VIRTUDE DE ALGUNS ACONTECIMENTOS, A PASSEATA FOI ADIADA PARA O DIA 29. HÁ MAIS TEMPO. DIVULGUE!
 
Eu nasci aos sete anos. Pro mundo, claro. Minha memória surgiu nessa época, ainda que os neurologistas digam que ela é anterior e que eu tenha vagas lembranças de muitos fatos anteriores. Sete, exatamente sete. E não aleatoriamente ou por qualquer relação biológica. Nasci em 1987, mais 7 dá 1994. Muita coisa pra passar batida: Senna morreu, o Brasil foi Tetra e começou o Real. Antes disso, eu levava alguns milhares de cruzeiros para a mui esperada merenda. Quantos? Não sei, aí eu não lembro.
Desses marcos temporais, tão carimbados na mídia, nos bares, nas cozinhas e escritórios, o mais cotidiano foi o tal do Real. Todo aquele papo de igualar o peso com o dólar parecia muito sedutor. O povo em geral não sabia muito bem do que se tratava, mas soava bem. Eu mesmo não entendia disso direito e até hoje não sou um expert em Economia, mas algumas comparações empíricas são cabíveis. Sabe o Big Mac que hoje você paga o preço de um almoço? Então... era R$ 4,50 – isso mesmo, molecada. E, de acordo com a propaganda eleitoral do criador desse plano, o famigerado e então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, com um real se fazia um bolo. Com direito a jujuba. Viver era mais fácil?
Pra mim, foi quando se tornou mais difícil. Questão subjetiva, do coração: meu pai sofreu seu primeiro infarto. A grana ainda era razoável, ele ganhava por volta de 2 mengueles por mês. Mas o tempo passou, o mundo girou, o Real mostrou que criou expectativas falsas. Em 2008, Seu Evandro, pai do Marcel, morreu por problemas cardíacos. A gente já não tinha tanta condição de prover da sua saúde. Sabe por quê? O salário dele não virou muito além daqueles 2 mil que falei 'inda agora.
Dizem por aí que a pátria amada vive condições melhores. Não serei completamente do contra, reconheço alguns avanços em termos de pauta social, mas ao passo que o Brasil ficou mais rico, esqueceram de mandar nossa parcela aqui pra casa.
Seu Evandro, tão anônimo, é um exemplo em meio a milhares, milhões. Pra mim, único. O cara que me ensinou a gostar de política, em meio ao suor que gotejava pelas quinas das mesas lá de casa, filhas da preocupação com as contas, nada amigas das palpitações do coração. Fez isso às avessas, porque discordávamos de tudo, mas herdei o desejo de encarar o que considero errado – mesmo que nossas concepções quanto a isso fossem tão antagônicas. Eu sei, pra você ele é apenas uma estatística.
“A classe média aumentou”. Essa frase ecoa desde artigos científicos a discursos eloquentes em palanques. Mas, na real, se eu posso comprar hoje uma geladeira sem grandes esforços é porque cresceu o crediário, e não os salários. Tudo aquilo que demanda pagamento à vista ficou ainda mais caro. Sempre me pergunto se a emergência do Brasil se deveu à capacidade do governo Lula ou ao cenário global que era favorável.
Crescemos com muitos pesares. Apesar da concentração de renda. Apesar da corrupção. Apesar da violência. Apesar dos problemas “ambientais” - isso mesmo, com aspas, pois o mundo sobreviveria muito bem sem a gente. Pra completar, a nossa Constituição, carta magna regente de nossas leis, permite que a desigualdade seja reiterada e comece seu ciclo onde deveria cessar. Deputados, escolhidos por você para comandarem o país, aumentam seus salários em 62%. Repito, em letras garrafais: SESSENTA E DOIS PORCENTO. Como se não bastassem as regalias de todas as ordens, vales criados por quem não vale lá muita coisa e a diminuta recompensa de 16mil a cada 30 dias. E pra você? Pra você, não muito mais que um BigMac.
Passeatas não tem o poder deliberativo macro-político, mas botam o dedo na ferida. Explicitam o óbvio, o que todo mundo sabe. Neste caso, que esse reajuste é indigno. É claro que você não vai mudar o cenário nacional com isso. Mas é inocência demais esperar pra alterar tudo de uma vez. Por isso, tenho uma proposta.
Se você é do Rio, 29 de Janeiro é o dia. Haverá uma passeata, saindo da do posto 6, em Copacabana, até o posto 1 no Leme, às 10:30. A quem puder, vá, sua presença é importantíssima. Mas caso você seja de outro canto do país, não tem problema, se organize como possível.
Se você acha que é insanidade, embebido de apatia política, filhote da ressaca do fim da ditadura, desde quando pouco lutou-se, lembre-se dos Caras Pintadas. Não faça do posicionamento político algo antiquado, da história um passado longínquo, inquilina de livros didáticos. Saiba, sobretudo, que a utopia vive no horizonte. Por mais que se caminhe, nunca se alcança. Afinal, ela serve para que nunca deixemos de caminhar.
Quem sabe, você está prestes a construir algo que alguém jamais esquecerá.

60 comentários:

  1. Concordo, acho que se os deputados tem 62%, NO MÍNIMO o reajuste salarial do povo deveria ser de 124%, o dobro que eles tem, pois é uma vergonha eles ganharem esse absurdo... Eles deveriam ganhar o bastante pra se sustentar, é a idéia do salário mínimo, mas vai dar um salário mínimo por mês pra eles pra ver quanto dinheiro é desviado...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo!Os politicos fazem o nosso povo de palhaço,não obstante o que eles roubam,ao que eles deixam a desejar e a suas PESSIMAS GESTÕES!aumentar o salario desse jeito!o salario de um cidadão comum não aumenta nem cinco por cento ao ano!Nós temos que nos organizar mesmo,pois a midia observara esta atitude e outras pesoas tomarão conhecimento também,e é assim que as coisas obtem sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Puxa! Alguém que fala a minha língua! Bora fazer em Sampa tb?

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto cara adoraria estar presente nessa passeata, se morasse ai no Rio certeza que estaria la para ajudar a escrever a história parabéns pela iniciativa boa sorte e tudo de ótimo pra você e toda a galera que esta envolvida ou se envolverá nisso.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto. Estamos juntos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto!

    Dale Rio de Janeiro, onde começou a nossa história da independencia, onde ira começar um novo Brasil?! Sem ajuda, sem incentivo, com nada brasileiros construiriam um Brasil com pés descalços, força de vontade e amor ao que (deveria) é o mais importante para todos nós filhos dessa terra...


    FORÇA!!

    ResponderExcluir
  7. adorei, finalmente alguem saiu do conformismo

    ResponderExcluir
  8. Marcel , vc eh jornalista?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo: Não, não. Sou formado em Sociologia e tô começando minha vida no trabalho agora... mas pq?

    Sandra: Dificilmente, eu teria disponibilidade. Mas dependendo da época... talvez eu esteja por aí em março.

    ResponderExcluir
  10. é isso ae O POVO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO :)

    ResponderExcluir
  11. Infelismente o brasil (como uma unidade, por que poucos na rua não farão muito impatcto) não tem consiencia política para sair às ruas e protestar contra a política, nunca teve e dificilmente terá, já que as pessoas não são bem educadas. Os caras pitadas estavam lá mais pela "farra" de sair nas ruas, beber, perder aula e etc. E o pior é que quem investe na educação é o governo, e pra que o governo vai querer investir em educação de QUALIDADE?(o que o lula "fez" foi somente números quantitativos) Pra perder eleição? Claro que não, amigo! Infelismente é um círculo vicioso: O povo é alienado, eleje os governantes cafagestes, que manipulam o povo para serem mais alienados, fazendo com que mais cafagestes sejam eleitos e por aí vai. Infelismente essa é a realidade, queria muito poder dizer ao contrário, mas n da pra lutar contra a manipulação dos meios de comunicação. Só olhar: O jornal mais forte do país é tendencioso (Estado, Globo, etc) a revista mais forte é tendenciosa (Veja), A emissora mais forte é tendenciosa (globo).
    Se algo mudar, vai ser por pura sorte, caso alguem que realmente quer que essa merda de realidade mude, se arriscando, indo ao palanque, discursando, ganhando eleição e investindo em educação de QUALIDADE. Só educação muda esse país! Eu dizia isso desde os meus 13 ANOS DE IDADE, (tenho 17), felipe neto ja disse isso no youtube, qualquer pessoa que tenha consiencia politica sabe disso.

    ResponderExcluir
  12. Ah velho, então pronto, n aceite o comentário. É desse jeito que os políticos manipulam a população. OMITINDO A VERDADE! É a mesma coisa que vc ta fazendo, hipócrita de MERDA! Vá criar consiencia política que é isso que vc tem que fazer! ;]

    ResponderExcluir
  13. Ops. agora q vi q foi aceito, my bad :X

    ResponderExcluir
  14. Vergonhoso nosso cenário político ...não podemos ficar parados ..bora pras ruas....

    ResponderExcluir
  15. o brasil inteiro deveria ir contra isso!
    é aumento de passagem, é aumento de deputado e 30 reais pra o trabalhador?
    ELES TRABALHAM MAIS DO QUE VOCÊ?
    ELES MERECEM MAIS DO QUE VOCÊ?

    VAMOS ORGANIZAR PASSEATAS EM TODO O BRASIL
    ELES TEM QUE NOS OUVIR!

    ResponderExcluir
  16. Se quiserem entender melhor o texto de Marcel Albuquerque, leiam "Para uma concepção pós-moderna do direito. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência". SANTOS, Boaventura de Sousa (ilustre sociólogo português).

    ResponderExcluir
  17. É "Anônimo", só educação muda esse país. E não digo mais nada.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo:
    "Infelismente" você pensa assim. E o seu argumento (se é que existe) é totalmente contraditório. Você diz que o povo é alienado pois o governo o quer assim, mas ao mesmo tempo diz que estamos a mercê da "pura sorte", esperando um candidato que invista na educação de qualidade. Mas também disse que o interesse do governo é deixar o povo alienado. Então quanto tempo esperaremos pela tal sorte até adquirimos "consciência política"? Desculpe, mas acho mais alienado você, que baseou seu "argumento" num vídeo do Felipe Neto. Aliás, tentou. Pois de fato o Felipe Neto disse que o que muda nesse pais é a educação. Mas em momento algum ele propos cruzarmos os braços e largamos o direito de manifestação e esperarmos que o pais mude pela "pura sorte".

    ResponderExcluir
  19. Isso mesmo, Bora fazer em Sampa!!!!
    Chega de ficar reclamando e nao fazer nada!
    Ver os politicos nos roubando descaradamente (pq nada fazemos), vamos agir! Nao importa o tamanho da nossa ação, desde que haja, quanto mais pessoas aderirem, mais eficiente será! Mas, fico de consciencia tranquila se pelo menos quando EU for dormir puder falar pra mim mesma: "Eu fiz alguma coisa! Nao aceitei isso tudo calada!"

    ResponderExcluir
  20. pois e voltamos ao absolutismo !!!
    my friend!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Apoiado! nao sou do Rio mas espero ajudar a divulgar!

    ResponderExcluir
  22. Eu acho que agente deveria fazer uma passeata em SP também!

    ResponderExcluir
  23. Regiane Paes *SpinIt!*20 de janeiro de 2011 às 21:33

    É isso aí! Precisamos de mais jovens com atitude, ideais e a audácia de propôr algo desse tipo.Pq não adianta só reclamar,tem q agir. Pode contar comigo,vou sair mais cedo do trabalho.Tava louca pra fazer algo do tipo...obg pelo incentivo e pela oportunidade! ;)

    ResponderExcluir
  24. Anônimo, em primeiro lugar: não, não sou hipócrita. Aceito qualquer divergência e discuto com o fim de convencer ou apenas me divertir. Obviamente, você se precipitou. Sinal de que anda com pé atrás mais do que pensando. E, pra registrar, divulguei o comentário que você que falou besteiria. E, sim, existe moderação no blog. Se não existisse, seria trollagem total. Afinal, é mais fácil ser anônimo do que dar a cara à tapa.

    ResponderExcluir
  25. Só há um único jeito disso dar certo, mídia. A mídia atraíria mais pessoas, mais revoltas contra o governo e mais suporte para que o Brasil realmente mude. Só entrei nesse artigo pois vi o anúncio do Felipe Neto no Twitter, deu certo, atraiu minha atenção. Tenho 14 anos e sei muito bem como as coisas funcionam, gastamos mais em administração do que com saúde, educação, segurança e outros setores. Para a mídia dar atenção, é preciso fazer passeatas, com várias pessoas, atos simbolicos grandes, não simplesmente reclamar e voltar assistir televisão. É preciso dedicação e vontade de mudar. Cada estado, cidade e bairro desse país deveria fazer algo, não simplesmente reclamando, mas fazendo acontecer. Se houvesse essa passeata aqui em São Paulo, certamente eu iria. O problema maior não é corrupção, é o descaso de políticos, roubar não ajuda, mas roubar e não fazer nada é o problema. Precisamos fazer algo relacionado a qualquer coisa errada, até as coisas simples, como o material extremamente barato que serve pra fazer avenidas e ruas, e mesmo assim, custam milhões, superfaturados. Deviamos se rebelar contra ideias ridículas, como a do trem-bala, que só irá vir lucro disso daqui a muitos anos, e as passagens são mais caras do que de avião. Talvez postando isso em algum blog não fará grande diferença, mas certamente, irá ter algum impacto, mesmo que seja pequeno, porém com milhares, será grande. Já esperamos 510 anos, não quero esperar mais 510. É hora de virar história. Lute, rebele-se, faça a diferença, inove. Você irá ver resultados, quando você ver fotos de você fazendo a diferença em livros de história.

    ResponderExcluir
  26. Colega anônimo, pensar que um problema não tem solução só o torna mais insolúvel, e quanto aos caras pintadas mesmo que fosse esse o suposto sentido pelo menos eles conseguiram alguma coisa, e lembre-se que outro meio de comunicação que também tem muito poder, meio esse que possibilita uma grande liberdade de expressão é nada mais nada menos que a internet. E não me surpreende nada que uma proposta de reivindicação surja por aqui onde quem a encontra pode expresar sua opnião de forma relativamente segura e não creio que se alguma coisa mudar será por sorte, uma questão tão grande como essa não se resolve por força do acaso e preciso lutar por isso. E acredito que a educação é sim a chave e por isso estarei lá amanhã para tentar fazer com que meu irmão de quatro anos e outras crianças tenham um pensamento diferenciado e que possam lutar pelo seus direitos e o mais importante conquista-los.

    Ass.: Viviane Guimarães.

    ResponderExcluir
  27. Regiane Paes *SpinIt!*20 de janeiro de 2011 às 22:42

    Quase td mundo apoiando,mas tirando os q são d outros Estados,só eu confirmei presença... não qro sair mais cedo do trabalho à toa. NÃO QRO FARRA,NEM BEBEDEIRA,tbm. Seria melhor se juntasse uma qntd boa de confirmações de presença e,a partir daí,marcar uma data.Qm sabe,organizar uma passeata em todo o País, simultâneamente.Só sugestões... =D

    ResponderExcluir
  28. UHULLL PROTESTOOOO! ISSO AI!

    ResponderExcluir
  29. Galera, passeatas naum mudam o futuro, soh evidenciam os problemas que temos. Todo brasileiro já sabe desses problemas, se nós queremos mudar, então que se faça com ações. Pq naum invadir o Palacio Central em Brasilia?? Tdo mundo tem peito para invadir a reitoria das Universidades, enfrentar a policia e sair com o maior orgulho. Agora temos de dar o proximo passo, grandes revoluções se fazem com luta. Vamus erguer bandeiras pela queda desta politica/cancer que nós destroi há anos mantida por estes velhos filhos da puta. Nós jovens sabemos o que eh melhor pelo nosso país. Que essas palavras ecoem pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  30. "Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer"

    Texto genial, se todo mundo lesse isso com atenção...

    ResponderExcluir
  31. Não baseei meu texto no video do felipe neto, tenho uma concepção de política formada a mto tempo, apenas identifiquei com o vídeo. Confesso que me equivoquei ao falar que estamos a mercer da pura sorte. Mas não será tão simples assim. O que eu espero é que essas pequenas atitudes, passeatas, acabem chamando mais e mais gente, até que o movimento se multiplique o suficiente para ter um valor expressivo alto. Fora isso, não vou nada contra o que escrevi no ultimo texto e só n dou minha cara a tapa pq eu vi esse forum num retweet no twitter e nao tenho conta nesse forum. Enquanto meu outro post, o chamei de hipócrita pq achei q o comentário não havia sido aceito, já que o blog é moderado, mas ha uma informação certa ali, é da falta e omissão de informações que o povo é manipulado. Quando eu falei de um politico q invista em educação, eu quis me referir a um político que seja "bom", que não queira apenas ganhar dinheiro e q pense no futuro do país, mas claro que isso envolve também mta pagação de promessas, pactos partidários e um bocado de coisa que tem na política em que o político tem que se submeter para chegar ao seu devido cargo. Seria quase q uma situação utópica. Realmente espero que esse movimento de certo e dou todo o apoio. Não irei pois sou de fortaleza-CE, apenas deixei meu comentário para que os leitores abrissem o olho e ir meio que na psicologia reversa. Mas pelo visto isso soou de forma diferente! VAMOS LÁ QUE EU QUEROR VER ESSE PROTERSTO AMANHÃ NO JORNAL NACIONAL!!! auehuaheu :D

    ResponderExcluir
  32. Ao amigo (a) anônimo (a),

    Se vc quiser invadir o Palácio Central em Brasilia conte comigo! Estou falando muito serio! vou deixar meu email, entre em contato, vc já conta com uma em seu movimento! emannuele1@hotmail.com!

    Escrevi ateh uma letra inspirada neste momento absurdo!

    Clima Tropical



    Clima tropical, pais do carnaval, todo mundo imune ao que é feio o que faz mal,

    O luxo lá no topo, e mais um grito de socorro,

    Acho que vou dormir, só mais um pouco,

    Burguesia alienada, vai cruzando a estrada, sem ideologia sempre pelo nada,

    Burguesia alienada que acha sempre ter razão,

    Passam a vida inteira, tentando o Milhão,


    Eu sei q vão lucrar, muito com isso com isso,

    São tantos comprimidos vamos ter que comprar, somos nós,

    Que pagamos por isso, troço do retrocesso ir pro analista adaptar,


    Ir pro espelho fazer pose o dia inteiro aprender a ser falso saber jogar,

    Engolir lixo calado ser substimado por ladrão congressado que vai me roubar,


    Imune ao que interessa cada um com sua festa, todos comigo vamos todos brindar...

    Gooool pais do carnaval,

    Gooool mais um morto no hospital,

    Golllll ladrão de luxo nada mal,

    Gooolll uma hora no hospital, implorando atendimento e me empurram gardenal!

    Não me xinguem, foi a Lua Cheia!

    Mannu

    ResponderExcluir
  33. Galera só veio aqui por causa do felipe neto, sei que é besteira, mas se a galera top do twitter (pessoal do cqc, felipe neto, pc siqueira, etc) e os principais blogs do Brasil divulgassem a idéia, com certeza seria uma passeata de verdade, atrairia a mídia, fazendo com que mais pessoas se unissem a causa.

    ResponderExcluir
  34. Legal essa passeata, mas me diz uma coisa: onde estava essa motivação quando colocaram candidatos rídiculos nas eleições? Quase ninguém se manifestou, deixaram que acontecesse e agora vão reclamar do aumento dos caras? E só digo quase ninguém porque teve uma passeata contra isso aqui em Sorocaba, bem pequena mas teve. Porque só teve aqui? Ninguém mais se importou?

    Não queria cortar seu barato, mas tu ta atrasado. Se queria fazer alguma coisa de útil, deveria ter se importado antes.

    ResponderExcluir
  35. Poha, fico muito puto com essas coisas, muito mesmo! Meu pai já teve seu primeiro infarto esses tempos atrás, e não quero perdê-lo cedo.. Cada vez que olho um texto desses, me dá vontade de jogar uma bomba lá em brasília, aarrrgh!

    ResponderExcluir
  36. Regiane Paes *SpinIt!*21 de janeiro de 2011 às 12:30

    E aí?? Ninguém disse se vai ou não,só eu. Cara,não vou sair cedo do trabalho,gastar R$7,60 à toa(pq além d ganhar pouco,o preço das passagens é um absurdo. Na boa, acho melhor organizar isso com mais calma,tá muito em cima da hora... ;)

    ResponderExcluir
  37. Li o post lá na Sociedade Dionísiaca e tô copiando oq disse por lá...

    Alías, vou divulgar! Parabéns!

    ***

    "Quem sabe, você está prestes a construir algo que alguém jamais esquecerá."

    Sabe? às vezes eu fico puta com o conformismo da minha geração...parece que ninguém tá aí pra nada...lógico q só reclamar disso, falar que nasceu na época errada e não fazer nada é também conformismo da minha parte...

    Hoje em dia, vc tem q ser mto corajoso pra dar a cara a tapa e fazer algo, pq é difícil ser levado à sério...

    Achei foda! Se eu estivesse no Rio, iria com certeza...e espero que aqui em Sampa a gnt consiga fazer algo também...tá acontecendo um monte de protesto por causa do aumento do preço do ônibus, acho q a galera tá um pouco menos apática!

    Bora!
    Júlia

    ResponderExcluir
  38. Guilherme, dois pontos:

    1)Não falei sobre a eleição na época porque o site estava fora do ar e eu ocupado demais, infelizmente.

    2)Não vou dizer em quem votei, não é espaço pra propaganda partidária. Mas tenha certeza que TODOS foram contra essa medida. Se vc der uma pesquisada, vai saber de quem tô falando.

    ResponderExcluir
  39. REGINA: EM TEMPO, A PASSEATA FOI ADIADA. RELEIA O INÍCIO DO TEXTO.

    ResponderExcluir
  40. SE EU TIVESSE NO RIO PARTICIPARIA COM CERTEZA!!! TEMOS QUE MOSTRAR A ESSES HIPOCRITAS(DEPUTADOS,SENADORES,PREFEITOS, ETC...)QUE NÃO EXISTE APENAS ALIENADOS NO BRASIL. DEVEMOS TENTAR SIM PROTESTAR, E JAMAIS ACEITAR O QUE O SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO IMPÕE COM AUMENTO DE PASSAGENS, DE IMPOSTOS, COBRANÇA DE TAXA DE ESGOTO (QUE NÃO SERVE PRA PORRA NENHUMA!!!),PÉSSIMAS CONDIÇÕES NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO QUE É A PRINCIPAL FORMA DE FAZER UM PAÍS MELHOR, COM PESSOAS INTELIGENTES("AH ESQUECI, ELES QUER UM POVO BURRO MERMO").CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DO MEU BRASIL VAMOS MUDAR O CENÁRIO BRASILEIRO. QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA!

    ResponderExcluir
  41. ESCUTEM A MÚSICA "SEGREGAÇÃO SOCIAL" DA BANDA PONTO DE EQUILÍBRIO.
    DIVULGANDO...

    ResponderExcluir
  42. Mannu, quando chegar a hora te chamaremos. Naum somos poucos, somos mtos que naum suportam mais.

    ResponderExcluir
  43. Permita-me dizer que enquanto houver políticos da "velha guarda" como Sarney, ACM (esse já foi), Picciani e afins, nada mudará a mentalidade da política brasileira.
    Em 20 anos o Brasil evoluiu drasticamente, e isso se deve aos esforços de gerações mais atuais.
    Quando finalmente chegar de fato a nossa hora, o momento da nossa geração de governar esse país, poderemos sim sonhar com dias melhores.
    Com relação a passeata, os Caras Pintadas tinham apoio da imprensa, e militantes como Lula e o PSTU carioca não passam de desocupados disfarçados, por isso não simpatizo com eventos do tipo.
    De todo modo, boa sorte no seu protesto.

    ResponderExcluir
  44. Marcel Albuquerque:

    Cara, não perguntei em quem tu votou. Tanto faz isso. O meu ponto foi que tem gente ficando puta agora quando poderia ter se levantado contra isso meses antes, quando ninguém sabia o que ia acontecer. A hora de exigir veio e já passou. Vocês vão participar dessa passeata, um monte de gente vai olhar i dizer "Concordo com eles. Esse aumento é um absurdo!", o aumento vai continuar a existir, e pronto. Só isso.

    E só por que o site tava fora do ar que ninguém se manifestou? Ser contra quase todo mundo é, mas cadê a ação? Nós aqui reunimos algo entre 150 e 200 pessoas. Um número pífio, eu admito, mas são 150 - 200 pessoas que fizeram aquilo que podiam, dentro da lei e seguindo os princípios da democracia, para mostrar sua indignação. Nós meio que esperávamos que outros fizessem o mesmo, mas ninguém mais se importou. Por que?

    Não quero que você cancele a coisa toda nem nada disso. Só espero que no futuro, quando ameaçarem jogar merda no ventilador outra vez, existam ações pra tentar evitar que isso aconteça, e não pra limpar a sujeira, que já está toda espalhada.

    ResponderExcluir
  45. preguiça. as pessoas acabam dando muito mais valor aos protestos contra corrupção, que são cabíveis, mas mais óbvios. saem na tv e são apoiados pelo marcos mion e o marcelo tas. quando é pra lutar por uma coisa prática, como o aumento das passagens de ônibus ou o fechamento de um cinema que é patrimônio da cidade, dão pouca cobertura.
    não deixem de lutar contra a corrupção, mas não achem que é o único e maior problema que existe.

    ResponderExcluir
  46. anônimo: lula e pstu (carioca ou não) são praticamente opostos. não confunda.

    ResponderExcluir
  47. mais uma observação: saiba escolher a foto. o movimento "cansei" foi, em são paulo, uma reunião de madames da classe alta que estavam cansadas de esperar dez horas no aeroporto para pegar um avião para miami. se quiser credibilidade, não crie essa relação

    ResponderExcluir
  48. Olá Marcel,
    Vim aqui desejar sorte para o sítio.

    Aproveito para fazer um comentário, apenas como forma de parabenização, visto que não sou muito afeito a debates por 'comentários'. O que não significa que não passarei por aqui para ler os textos.

    Gostei do texto e tenho algumas sugestões.
    Caso queira manter a comparação do poder de compra através do big mac (eu, sinceramente, prefiro trabalhar com outros indicadores), tente relacionar ao salário mínimo. Você poderá comparar assim o quanto de aumento real houve do salário (descontando a inflação). Suspeito que o aumento do big mac tenha sido menor, proporcionalmente, do que o salário mínimo.
    Sugiro também algumas leituras sobre a questão do aumento de salários. Há o Márcio Pochamann (tudo bem, ele está no governo desde 05), porém ele trabalha com a questão da evolução da distribuição dos rendimentos do trabalho (diferente, note-se, da distribuição de renda entre trabalho e capital). Envio por e-mail o texto.
    Por fim, gostaria de saber quem está organizando a passeata. Tenho uma leve suspeita que não seja você. Eu, já rodado de movimento estudantil, fico extremamente irritado com tentativas de passeatas "amplas" utilizadas somente para fortalecer uma corrente ou partido. Além disso, já estou muito velho para isso. Só de pensar em caminhar com um grupo de pessoas gritando palavras de ordem, já me bate um cansaço...

    Parabéns novamente pelo sítio. Os textos são bons. Certamente pequenos para tantos assuntos (este que comento é um exemplo), contudo, em geral, bem escritos.

    Um beijo.
    emmanuel

    ResponderExcluir
  49. Anônimo '1': Definitivamente, não englobe PSTU e Lula no mesmo saco.

    Anônimo '2': Amigão, a foto foi não é de movimento "Cansei" algum. No cartaz, continha o escrito "Cansei de ser roubado", nas mãos de uma amiga minha em passeata pela mesma causa, em PE. Portanto, não seja leviano nas críticas.

    ResponderExcluir
  50. E aí, Emmanuel! Tu por aqui, cara?

    Então... sem dúvidas, os produtos escolhidos aqui para comparação foram de caráter ilustrativo e por certa estratégia retórica. O objetivo central é apontar para o diferencial nos aumentos salariais, a partir de uma história cotidiana e particular.

    Quanto à passeata, são amigos que se organizaram denominando-se do movimento "Reajuste Digno". Não, não são partidários. Provavelmente, também seria cansativo pra mim.

    Sobre o tamanho dos textos: como a proposta é poder chegar também a grupos que não estão acostumados com longas leituras, fujo tanto da escrita acadêmica quanto da complexidade em demasia - que só o é por ocasião.

    No mais, prazer te ver por aqui!

    ResponderExcluir
  51. bem dizia Bob Marley,

    "qualquer um que tente exercer
    por mim meus direitos é meu
    inimigo!!!!"

    ResponderExcluir
  52. "Vivendo num país sedento um momento de embriaguez. Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter."

    ResponderExcluir
  53. marcel, não disse que a foto é do movimento cansei. só me remeteu a ele. talvez seja o único, talvez não...

    ResponderExcluir
  54. HEY AKI, POR FAVOR!

    ! Quem se propôs a gastar alguns minutos de sua vida e postar um comentário neste post, COM TODA CERTEZA! não é um "ser alienado, sem inteligência... sem nada a dizer, nada a contribuir, nada a declarar"! Galera não vamos perder tempo com discussões "utópicas", "arcaicas" sobre individualidades, são pontos de vista!.. somos inteligentes o suficiente para não deixarmos o "super ego" dominar este post e perder o foco! Temos pouco Tempo! Proponho uma super "troca de ideias" na passeata! tds juntos, olho no olho, são discussões interessantes que podem SIM, apesar de tds os pesares nos levar a resultados incríveis.. nem nós mesmos poderíamos saber até onde poderia chegar as "mentes pela revolução" concordam?! Mas na passeata, aqui perdemos o foco! Já pensou se para cada atitude absurda desses vermes houvesse um protesto??? a DEMONSTRAÇÃO DA " OPINIÃO E JULGAMENTO DO POVO EM AÇÃO NAS RUAS" Será que estaríamos na situação "governamental" deprimente em que nos encontramos hj???? Provavelmente não... Com esta atitude será que não teríamos o apoio dos abutres da mídia? Será q... a massa continuaria "adormecida" tendo no conforto do seu lar, no JN por exemplo, a informação de que estão sendo roubados massacrados e humilhados pela maioria dos vagabundos de Brasília!! Galera sou uma garota jovem, tenho 22 anos, sei que ainda tenho muita coisa a aprender mas com tda certeza sei que "devemos ser a mudança q queremos ver" então bora LUTAR para divulgar a passeata no Rio e cada um em seu Estado fazer sua parte para a passeata acontecer não só no Rio, mas no maior número de Estados possivel! Bora Galera!!!!

    Grande beijo a tds!

    Mannu!

    ResponderExcluir
  55. É muito bom ver bastantes comentários num post que não seja apenas de entretenimento ou coisa assim

    Parabéns pela iniciativa ao mantenedor do blog, acho que precisamos exatamente dessa mobilização pra tentar mudar um pouco o que está errado

    em tempo, só pra botar mais lenha na fogueira
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gdhlGbR4eOY

    abraçoss a todos

    ResponderExcluir