Menu

gaia host
Home Quem SOmos Anuncie Contatos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Homofobia é ignorância sexual

por Natacha Orestes


Você conversa com seus pais sobre sexo? Não estou falando das piadinhas, manolo. Brasileiro tem sempre uma piadinha suja na ponta da língua, e piadinhas infames ninguém tem vergonha de contar. Mas quando o assunto é sério, a coisa muda de figura, não é mesmo? Você tem um papo sério sobre sexo dentro da sua casa? Quando começou a descobrir sua sexualidade, quem te deu as dicas?

Pois é, meus caros. Fala-se pouco sobre sexo e sexualidade no nosso país. Lembro das palestras sobre sexualidade na escola, uns 10 anos atrás. Eram sempre a mesma ladainha: como colocar a camisinha e DSTs. Como se sexo se resumisse a gravidez e doenças. Como se sexualidade fosse algo meramente biológico. Praticamente algo a ser evitado, já que só traz consequências indesejadas.

Mas sabemos que sexo e sexualidade vão além do fator biológico. São muitas questões na cabeça dos pré-adolescentes, e ninguém pra conversar a respeito delas. Por causa dessa falta de debate sério, os questionamentos, quando existem, ficam em aberto. E a ignorância sexual fica enclausurada, gerando medos e cristalizando preconceitos que poderiam ser amenizados ou transformados se tratássemos do assunto com mais leveza e consciência.

É por isso que eu sou a favor da iniciativa do MEC de realizar a distribuição de um material didático para 6 mil escolas de Ensino Médio, que visa conscientizar os adolescentes de que homossexualidade não é doença nem qualidade, e sim uma característica. Muitos políticos se opuseram à iniciativa do MEC e querem vetar a distribuição dos Kits nas escolas, alegando que o material incentiva o comportamento homossexual.  

O deputado Jair Bolsonaro ainda teve a pachorra de dizer que a homossexualidade deve ser combatida com violência doméstica. Para ele, gays devem apanhar até que o comportamento desviante seja corrigido. Veja com seus próprios olhos o Encontrando Bianca, um dos audiovisuais educativos que compõem o “Kit contra homofobia”.

Quero que me digam em que parte do material é dito que ser-homossexual-é lindo-e-maravilhoso-e-vamo-ser-todo-mundo-gay-galere. Cadê? Cadê o incentivo à homossexualidade?

Mas, pensando bem, qual político é realmente a favor da educação nesse país? A educação liberta, e eles não nos querem livres. Quanto mais burros e enclausurados nos nossos próprios conceitos e preconceitos, para eles, é melhor. A ignorância é um poderosíssimo meio de controle que eles têm sobre a população. E preconceito é ignorância, que deve ser combatida com educação. É nisso que eu acredito. 

Clap clap clap para a iniciativa do MEC e abraço a todos os envolvidos com este projeto. É desse tipo de investimento que o país precisa.

18 comentários:

  1. Eu não acho que deva haver um apoio a homossexualidade. Até porque biologicamente homens precisam de mulheresn para a própria reprodução da humanidade. É uma boa iniciativa, porém não adianta mostrar um "vídeozinho" para modificar o pensamento de uma criança ou adolescente que vive numa sociedade extremamente preconceituosa. Eu que sou aluno do Ensino Médio sei que isso vai virar motivo de chacota entre os estudantes. E até merece.

    ResponderExcluir
  2. "Preconceito é ignorância, que deve ser combatida com educação." Não podia ter definido melhor!
    pior do que ter preconceito por mera falta de educação é INCENTIVAR o preconceito. É o mesmo que dizer "Julgue um livro pela capa. Não importa o que tem dentro, se a capa não te agrada ele não presta." Sinceramente, não entendo como esse discurso convence alguém. Na minha opinião, um dos primeiros passos a se tomar contra o preconceito é se colocar no lugar do próximo. Se todo mundo pensasse um pouco mais no outro o mundo seria melhor.
    ótimo texto e um assunto muito relevante!

    ResponderExcluir
  3. Ainda procuramos esconder os preconceitos no nosso país deixando veias abertas que fortalecem racismo e homofobia. Negros, gays, nordestinos e mulheres procuram a varios anos encontrar apenas a igualdade, e a melhor maneira de criar uma ideologia de igualdade é a educação. A população brasileira, ainda carregada de conceitos morais antigos acaba atrasando a sua própria evolução com discursões superfulas. Ninguem disse que ser homossexual é maravilhoso e devemos todos sermos, principalmente se imaginarmos o preconceito por eles vividos diariamente.

    ResponderExcluir
  4. concordo plenamente com a educação sexual.. agora a pior ignorancia e ver os comentarios no you tube e seres primordios abominando a ideia de falar sobre a homosexualidade, melhor a instrução dos jovens sobre este universo do que joguinhos de bisexualismo por modinha.....

    ResponderExcluir
  5. Tirou as palavras da minha boca,enquanto o brasileiro continuar a aceitar que o governo tenha poder sobre a educação,negando-a ao povo,o país vai continuar nesse mesmo caminho de auto-destruição e falta de desenvolvimento.Vejo que são poucas as pessoas que fazem algo pra abrir os olhos desse país,eu to junto nessa.

    ResponderExcluir
  6. Okay, agora vc falou exatamente tudo que eu penso. É por isso que o Controlhe Remoto está sempre nos meus favoritos!!

    ResponderExcluir
  7. A Natacha está certa em relação à importância da educação. Esta não se limita às matérias da grade do currículo escolar. Também acho fundamental tocar em assuntos sobre os quais temos de lidar ao longo da vida, e a homossexualidade é um deles. No entanto, a iniciativa do MEC, em partes, pareceu-me infrutífera. Concordo com o Lucas em relação ao vídeo. Essa não é uma boa abordagem. Temas menos suscetíveis à piadas já são tratados com dificuldade nas escolas, imagine esse. Inclusive, acho péssima a ideia de que os professores devam tratar desse assunto. Claro que, em se tratando de EDUCADORES, nada mais apropriado do que eles o fazerem, mas sabemos qual é o atual cenário dos "profissionais da educação": a maioria não se torna professor por afinidade, vocação, idealismo ou amor. Digo isso pq serei professora, estudo para isso, mas sei q muitos não estão preparados para estar frente de uma sala de aula, muito menos para discorrer sobre sexualidade, que ainda é um tema muito delicado (pode-se perceber pelos comentários escandalizados do youtube). O orador precisa ser alguém q entenda do assunto, tenha jogo de cintura pra lidar com comentários e piadinhas e, principalmente, que realmente não seja preconceituoso.

    ResponderExcluir
  8. O preconceito de uma forma geral esta enraizado na sociedade brasileira, as chamadas "vitimas" deste preconceito muitas vezes também é os opressores.Mulheres são machistas, e ensinam seus filhos a serem assim, muitos homossexuais tb tem preconceito, ficando difícil até a sua própria aceitação. Sem falar que a educação e sim uma forma muito importante de esclarecimento, mas percebo que existe uma diferença entre o saber e o fazer... Sendo necessária uma mudança não apenas nas formas de adquirir e produzir conhecimento mas nos valores...

    ResponderExcluir
  9. Jéssica, you got a point. Concordo totalmente que os professores estejam despreparadíssimos pra tratar de um assunto tão delicado quanto este. Não tenho nem o que rebater. :)

    ResponderExcluir
  10. Não podia deixar de postar o que acho, pois sou uma pessoa extremamente crítica e deixar isso passar não seria eu. Pois eu mesmo sou, e sempre fui criada no meio de pessoas heterossexuais e minha familia pessoas extremamente crítica em relação a esse assunto (mundo diferente). Acredito que ninguém incentiva ninguém a nada. Ser ou não homo, vem do ser, vem da pessoa desde pequeno (uma opção, uma escolha). A partir do momento que tem conhecimento do que realmente é, eles mesmo criam uma barreira, um bloqueio por causa da sociedade e o meio em que vive (com tanta violência, discriminação). Esse Kit não seria um incentivo a ‘homofobia’ e sim um despertar a sociedade no meio em que vivemos. Ignorância das pessoas que pensam ao contrário. Pois não aprenderam a ser humilde e viver num mundo eclético que vivemos.
    Porque incomodar-se tanto com o LIVRE-ARBITRIO de cada um? Eis a questão…
    Deus não fala em punir pessoas assim, afinal isso não é doença. São sentimentos iguais aos de um Homem e uma Mulher. Sentimentos puros, que a sociedade descrimina por si, sem saber que o pecado maior está em persistir.

    Enfim fico por aqui, pois esse assunto é muito extenso. E não caberia aqui em uma tarde. Isso é discursivo…

    Bejuh,
    @eterna_mente

    ResponderExcluir
  11. As escolas ensinarão nossos filhos a darem o cú. Ponto.

    ResponderExcluir
  12. Viado tem que se fuder mesmo,pra mim viado eh igual ao câncer,devia ser eliminado

    ResponderExcluir
  13. Sou contra o preconceito, mas também acho que os professores não têm preparação para tratar de um assunto tão delicado. E mesmo se tivessem ainda não seria suficiente, porque sexualidade também deve ser discutida em casa. O problema é que a maioria das famílias brasileiras ainda são preconceituosas e fechadas.
    Eu entendo muito pouco de psicologia e sexualidade, mas o pouco que sei é que ninguém nasce ou escolhe a própria sexualidade. Se fosse assim as pessoas escolheriam voltar a ser héteros a hora que quisessem quando sofressem com o preconceito. A sexualidade vai se formando ao longo da vida, e vários fatores vão definindo aos poucos a orientação sexual.
    Enfim, adorei o artigo. Parabéns, poucas pessoas tomam iniciativa de tocar em assuntos tão polêmicos.

    ResponderExcluir
  14. Bilete de pai para filho
    um pai chega cansado do trabalho e se depara com um bilete do seu filho em cima da mesa da sala que diz:

    "querido papai quando vc chegar eu ja vou estar longe ..fugi de casa ...é que queria contar a vc que eu sou gay ,,,gosto mesmo é de homem ! eu fugi com o meu namorado ...fugi porque sei que o senhor num ia me aceitar do jeito que sou, eu e o carlão vamos ser muito feliz , aliais ja fiz planos para morar com ele , queremos ter uns 5 filhos no minimo ,claro que vou adotar , aprendi com o carlão papai que pedofilia num tem nada de errado e que meus filhos vão aprender a ser do jeito que eu sou uma pessoa que é diferente !

    adeus papai ! até numca +









    puxa papai voce acreditou mesmo nesta historia ? claro que num sou gay não (Deus me Livre) aliais to aqui na casa da claudinha aquela nossa vizinha Linda!

    eu só queria mostrar para voce papai que existe coisas PIORES do que as notas vermelhas do boletim escolar que esta no meu quarto!

    ResponderExcluir
  15. (As escolas ensinarão nossos filhos a darem o cú. Ponto.)

    Ja notaram que quem faz esse comentarios são sempre anonimos covardes escondidos atras da propria ignorancia?
    e como foi dito sobre o video virar piada, viraria se fosse so o video mas sera uma trabalho de anos, concientizando.

    ResponderExcluir
  16. Sou um futuro professor, me formarei no ano que vem. Acho até interessante o que o MEC quer fazer, porém acho que essa proposta pode sair pela culatra, pq são os professores quem irão ministrar estes videos e mtos deles não tem conhecimento o suficiente para educar corretamente os seus alunos. Acho que antes do MEC se preocupar em fazer este kit eles deveriam é se preocupar com a formação dos professores (se eles estão preparados para isso) e na implementação destes assuntos no PCN (que é um lixo em questão de orientação sexual como um tema transversal).

    ResponderExcluir
  17. em um país onde a religião dita o candidato a presidência, não creio que haverá tolerância.

    vale pra cá, e vale pra lá(oriente médio e cia.)

    ResponderExcluir
  18. As escolas ensinarão nossos filhos a darem o cú. Ponto. (2)
    Viado tem que se fuder mesmo,pra mim viado eh igual ao câncer,devia ser eliminado (2)
    Ja notaram que quem faz esse comentarios são sempre anonimos covardes escondidos atras da propria ignorancia? kkkkkkkkkkk É sapatão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir