Menu

gaia host
Home Quem SOmos Anuncie Contatos

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Feliz todo dia!

 por Julya Tavares

5, 4, 3, 2, 1... e lá se vai mais um dia. Podem me dizer o que for, mas pra mim virada de ano é apenas a chegada de mais uma meia noite. Não que eu não me empolgue com a novidade de mais um ano ou com o fato de ter vivido aquele que acabou de passar – sim, “passar”, porque os anos não morrem, somente passam, assim como cada instante presente que substituímos pelo futuro. Porém, há um tempo, cheguei à conclusão de que desejos abençoados por fogos de artifícios, sete ondas e presentes para Iemanjá não tem mais chance de serem realizados do que aqueles que são intensamente planejados durante o cotidiano. Na mesma barcaça estão os votos de aniversário e alguns sentimentos que, impressionantemente, só surgem no Natal. Ora, ora, não importa o significado que o 25 de dezembro tenha pra você, mas sabemos bem que não se perdoa apenas quando o Roberto Carlos aparece na televisão ou porque Jesus nasceu, seque pelo medo do bom velhinho não deixar aquele presentão que você pediu; e muito menos só se deseja felicidade quando alguém comemora mais uma primavera. Por mais clichê que possa parecer – e essa frase não cabe apenas à citada data comemorativa -: “Natal é todo dia”. 

Mas meu ponto em negrito não é nem o Natal, nem aniversário. Acho que no caso do Ano Novo, a problemática é ainda maior. Esperar para fazer as coisas no ano que vai nascer é que nem comer churrasco regado no final de semana e começar a dieta na segunda feira, ou seja, apenas um pretexto para adiar tudo aquilo que você pretende fazer com que seja diferente. Furada, galera! Pura malandragem. Sejamos sinceros com nós mesmos e com nossa consciência de que coisas em nós precisam mudar e que temos metas a cumpri já! Não há tempo a perder.

O fato do fim de ano nos dar a sensação de novidade faz com que acumulemos esperanças e é importante sabermos que não é o tempo que age em nós e sim o inverso. Como ouvi certa vez, é como se o tempo fosse uma rua e apenas caminhássemos sobre ela. Não quero fazer com que esse texto se pronuncie como “auto-ajuda”, mas que soe como filosofia de vida. Porém, não apenas nesse início de ano, mas pelo resto dele e até pelo que virá – desejo que você sonhe/planeje/aja tudo aquilo que pensou na virada do ano por todos os dias, que você construa suas mudanças, e que principalmente não espere que elas aconteçam devido a um momento supostamente mágico, pois, como disse certa vez Carlos Drummond de Andrade: “É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” Feliz ano novo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, falou tudo.. mas vale deixar um comentário sobre uma comunidade escrota do orkut, que apesar de ser muito clichê, "todo mundo" entrou final do ano, segue:

    Em 2011 eu quero... Rir, beber, crescer, evoluir, curtir, aprender, sair, divertir, beijar, sonhar, realizar, acertar, zuar, apaixonar, mudar, aproveitar, conhecer novos amigos e enfim viver mais.

    FELIZ 2011

    Eu acho essa comunidade muito escrota, se queremos "rir, evoluir, crescer e etc..", devemos fazê-lo hoje, não deixar para semana que vem pelo fato de ser "ano novo", como se sua vida fosse mudar.

    O link tá aqui caso alguém ainda queira participar: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=109518898

    Comentário refeito, desculpa o transtorno..
    @darlin_a

    ResponderExcluir
  3. Acho que a virada de ano é um momento de motivação para renovarmos nossos projetos e esperanças. O problema é que as pessoas querem que as coisas aconteçam e não fazem por onde elas se realizarem! Querem q 2011 caia do céu como um ano bom! Pensei nisso enquanto assistia aos fogos, por isso me identifiquei tanto com o texto. Acho q vc centralizar a "renascença" numa determinada época, é bom, mas q não seja somente nesse momento! Não devemos nos esquecer disso tudo durante o ano, pq cada dia é uma nova oportunidade. Natal, Reveillon, aniversário são geralmente dias bons pq decidimos e acreditamos q assim o serão, por q não fazer o mesmo com todos os outros?

    ResponderExcluir
  4. A virada do ano é a época de promessas e promessas que são cumpridas só até o carnaval. Espero que as minhas, nesse ano, se prolonguem pra toda a vida :)

    ResponderExcluir